Passeio Fotográfico no Forte do Leme

11/08/2017 - Sexta-Feira
Inscrições até: 10/08/2017
Investimento: R$ 180,00

Passeio Fotográfico no Forte do Leme

O entorno do forte é mantido como Área de Proteção Ambiental (APA do morro do Leme) e, do seu alto, desfruta-se uma vista panorâmica incomparável da barra da Baía da Guanabara, da praia de Copacabana e suas ilhas fronteiras.

O Forte foi construído entre 1776 e 1799 por ordem do Marquês do Lavradio, quando o Brasil ainda era parte do Império Português. Era conhecido como o Forte do Vigia pois sua missão, devido a sua localização, era avistar com antecedência naves invasoras e avisar as Fortalezas de Santa Cruz e do Rio de Janeiro (na Urca). Um portal de passagem em pedra da época ainda pode ser visto no topo da Ladeira do Leme. O Forte foi reformado em 1895 e rebatizado “Forte do Leme”. Em 1918 recebeu os canhões Krupp de 280mm (fabricação alemã). Em 1935 foi renomeado como Forte Duque de Caxias, como homenagem a este grande general brasileiro.

O Forte do Leme está preservado como era nos anos 20. A fortaleza era parte do sistema defensivo na época em que o Rio foi capital federal. Construída em forma de bunker, com grossas paredes e tetos, pode-se caminhar por dentro e ver as diversas partes interiores, incluindo centro de controle, paiol de munição, estação de força e seus enormes canhões que eram capazes de atingir áreas adjacentes e navios a longa distância para proteger a soberania de invasões em tempos passados.

Apesar de ser gerida pelo exército, não é mais uma fortificação militarmente ativa e as partes mais modernas do complexo ficam no sopé do Morro do Leme.

Programação

  • 9h às 12h - Após o café da manhã, aula de apresentação Fotografia Outdoor no auditório do hotel com projeção de imagens.
  • Intervalo para almoço (não incluso).
  • À tarde 15h - saída para caminhada Leve (calçamento de paralelepípedos) em meio a floresta e vista para o mar, até o topo de Forte do Leme para aula de fotografia com cenário da praia Copacabana, Pão Açúcar e Niterói.
  • Noite livre.

Atenção: Esse passeio faz parte da Oficina de Fotografia Outdoor Rio de Janeiro. Acesse a página e saiba mais detalhes sobre o evento.

Maiores informações:
(+5521) 2225 2426 / WhatsApp 98450 7613 atendimento@trilharte.com.br


Detalhes

Próximo Evento 11/086/2017
Dia Sexta
Horário 9h
Investimento 180,00

Veja os "Termos e Condições Gerais"