A Fotografia Outdoor, em especial de Paisagens em Montanhas e a beira  Mar, são o foco principal dessa palestra, que tem um formato dinâmico e é totalmente ilustrada por uma vasta seleção de fotos da autora. Com a proposta de levar o espectador a uma viagem sensorial pelo universo da fotografia ao ar livre. Nessa palestra, a fotógrafa Monique Cabral vai passar muito de sua vasta experiência dafotografia ao ar livre, em especial em caminhadas pelas trilhas do estado do Rio, Serra dos Órgãos, Parque Estadual dos Três Picos,  Chapada dos Guimarães, no Pantanal, e na Patagônia Chilena.
Domingo, 11 Setembro 2016 19:18

4 mitos da fotografia que você precisa esquecer

Escrito por
Uma das coisas mais interessantes quando se estuda fotografia é perceber a quantidade de mitos que rodeiam esta arte e não condizem com a realidade. Eles ganharam força nos últimos anos, com a popularização das câmeras digitais e dos smartphones, que possuem sensores cada vez melhores.
A arte anda de mãos dadas com as principais discussões que uma sociedade pode ter. Isso está marcado em praticamente todas as civilizações que já habitaram o planeta - seus valores, ideias e ideologias fazem compõem a identidade visual de um período artístico.
Como parte da programação cultural dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, a Biblioteca Nacional apresenta a exposição Alair Gomes, Muito Prazer, que oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer a diversidade da obra do artista e fotógrafo brasileiro, que ocupa atualmente um lugar de destaque no circuito da arte contemporânea. Com foco central no corpo masculino e no homoerotismo, a vasta produção de Alair Gomes (1921-1992) abrangeu também registros da vida urbana, da natureza e dos esportes, facetas que a mostra destaca em sete módulos, incluindo conjuntos fotográficos até hoje nunca exibidos ao grande público.
Um desejo "quase irreprimível" de viajar e a certeza de que o viajante "nunca volta" - ao menos, não da mesma forma - movem o fotógrafo e ambientalista Roberto Vamos. Peregrinando pelo mundo há quase 30 anos, aos 47 o artista decidiu reunir 178 fotos escolhidas a dedo numa obra que batizou de "Viajanseio". Para o título, Vamos tomou emprestado do inglês o significado da palavra "wanderlust", que exprime essa ânsia por conhecer o mundo.
Página 1 de 2